#

Pode não parecer, mas correr em trilhas é um esporte bem diferente de correr no asfalto. Essa diferença não se deve somente à altimetria, já que há poucas provas planas em trilhas, mas também na mecânica de corrida em si. Nas trilhas há muito mais obstáculos e o terreno é mais irregular, o que faz com que o atleta tenha que redobrar a atenção.

Neste início de temporada, muitos atletas preferem fazer parte da base na terra. Há ainda quem escolheu as provas off-road como foco para o ano ou que fará uma competição da modalidade nos paroxismos meses, em meio a provas de asfalto. Seja que for o caso, fazer uma migração adequada para a terra permitirá treinos e provas mais seguros e mais rápidos.

Para quem está migrando do asfalto para a terra, alguns pontos devem ser ajustados e treinados para melhor desempenho, maior segurança e menor risco de lesão:

1- Ajuste suas passadas

Nas trilhas, é necessária uma frequência de passadas maior, e o único jeito de se alcançar isso é reduzir a distância de cada passada. Passadas curtas e frequentes são mais adequadas às variações de terreno e deixam o corpo mais estável. Lembre-se também de utilizar seus braços como estabilizadores.

2- Levante mais os pés

Mesmo pequenos obstáculos, como uma raiz protuberante, podem fazer um corredor cair se ele estiver em alta velocidade. Por isso, a maioria dos corredores de trilhas são acostumados a correr levantando mais os pés. Iniciante nas trilhas podem trabalhar esse ponto com educativos no asfalto, especialmente aqueles para deixar o joelho mais alto.

3- Esqueça a sujeira

Se você estiver preocupado com a lama no seu belo tênis novo, então esqueça o Trail Run. O contato com a natureza implica, necessariamente, mais sujeira do que a corrida no asfalto. Como quedas e escorregões são comuns, você, eventualmente, voltará para a casa cheio de lama. Limpar os calçados após os treinos é importante para garantir boa performance na próxima trilha. Você não precisa lavá-lo sempre, mas tire o barro do solado, deixando as travas limpas.

4- Treine por tempo e não por distância

Comece adicionando a corrida em trilhas uma vez por semana e aumente o número de treinos nessas condições progressivamente. A maioria dos corredores de trilhas também faz treinos em pista e asfalto. Planeje os treinos em trilhas e montanhas por tempo, e não por distância, pois como cada trilha no mundo é única, é difícil estimar o tempo para cada distância. Treinando por tempo você estará mais seguro para calcular nutrição e hidratação.

5- Escolha o equipamento correto

Boa parte da segurança em trilhas se relaciona com o equipamento utilizado. Na maioria dos treinos, é necessário levar uma mochila de hidratação, onde o atleta também pode levar seu telefone celular, um mapa, identidade, cartão com informações médicas, um pequeno sinalizador, algum alimento e um canivete multiuso (dê preferência àqueles com mecanismos para acender fogo). Testar diferentes roupas nos treinos é fundamental para uma boa escolha nas competições. Outros equipamentos muito comuns são os bastões, mais utilizados em provas com subidas íngremes. Se pretende utilizá-los, faça treinos regulares com eles para se acostumar com uma nova mecânica de corrida. Um procedimento de segurança fundamental é deixar anotado para a família o percurso que será feito e o tempo estimado para o retorno.

6- Treine descidas

O maior medo e o ponto onde os iniciantes no Trail Run perdem mais tempo em provas não são as subidas, mas as descidas. Descer bem envolve técnica, prática e equilíbrio. Praticar descidas técnicas é fundamental para desenvolver confiança para as provas de Trail Run. Diferente do asfalto, o corredor de trilhas precisa prestar mais atenção no percurso em si, especialmente em descidas rápidas. Observe também o grip dos calçados para cada tipo de terreno. Há desde tênis para estradão de terra até calçados para corrida na lama, com travas bem altas.

7- Prepare seu psicológico para caminhar

No Trail Run, caminhar não significa que você quebrou. Muitas vezes, há trechos tão íngremes e técnicos que correr lhe tomaria mais energia sem diminuir seu tempo. Por isso, caminhar faz parte do jogo e não há vergonha nenhuma nisso. Deixe seu ego de lado e caminhe quando for necessário, quando for se hidratar ou quando, simplesmente, desejar observar com mais calma uma bela paisagem, afinal, é para isso que corremos no mato.

#