#

Rosalia Camargo compartilhou conosco um pouco da sua trajetória até o grande dia na Javelina Jundred!

A corrida é realizada em McDowell Mountain Regional Park, ao norte de Fountain Hills, Arizona. A distância de 100 milhas incorpora parte da “Escondido Trail” no extremo leste do parque. É muito conhecida por ser um circuito de 5 loops, demandando do atleta um forte trabalho psicológico, além de físico, já que não existe nenhuma área sombreada nas 100 Milhas. 

Com tardes extremamente quentes e noites bem frias, clima típico da região seca do deserto, nessa corrida o atleta precisa estar pronto para encarar uma grande oscilação de temperatura.

–  Porque fazer uma prova dessa?

Eu escolhi as 100 milhas da Javelina Jundred em outubro de 2022 por diversos motivos. Primeiro para viver a incrível experiência de correr no deserto, de conhecer o Arizona e me desafiar a enfrentar as adversidades do clima e as dificuldades da prova. Outro motivo foi porque queria ter a chance de participar do sorteio para a Western States 100 de 2023.

Qual a sua inspiração para buscar objetivos tão grandes?

Eu amo desafios. São esses sonhos loucos que me movem no dia a dia. São eles que me animam em seguir com meus treinos naqueles dias em que tudo está complicado. No final do dia, exausta, eu deito na cama e falo pra mim mesma: eu consegui !

– Como foi a preparação para esse desafio? 

Correr a Javelina foi uma aventura. Com toda a confusão de pandemia e restrições de viagem eu acabei decidindo muito em cima da hora. Com dois meses de antecedência reservei as passagens e fiz minha inscrição. Já dá pra imaginar que não foi uma preparação ideal… já que correr 160km requer um trabalho lento e cuidadoso de preparação e treinamento. 

Sorte que dessa vez tive muito apoio da minha família, e sem eles teria sido impossível realizar esse sonho de correr no deserto do Arizona!

 – Como é conciliar uma vida de mãe, arquiteta e corredora de elite?

É uma loucura ótima!! Vivo a vida que sempre sonhei. Divido bem minha semana … tem horas que me sinto “mega” atleta, quando completo os treinos de Domingo de 35/50k. Mãe maluca… quando levo ela pra escola pela manhã com roupa de corrida e vejo todas as outras mães e pais super arrumados vestidos para trabalho… e minha versão arquiteta, que usa o deslocamento entre obras para treinar caminhada, e de certa forma preparar o corpo para o desafio de correr 100 milhas. Troco de roupa milhares de vezes no dia e carrego peso na mochila durante o dia todo. Na verdade, estou longe de ter uma rotina de atleta de elite, mas com minhas adaptações tenho conseguido atingir todos os meus objetivos.

– Qual o sentimento depois da prova?

O primeiro, imediato ao cruzar a linha de chegada, é alívio e uma felicidade imensa. Tipo “eu consegui”. Depois vem as dores, a dificuldade para dormir…  e nesses dias pós prova a vontade é de nunca mais correr. Dá pra ver que destruí meu corpo. Mas aí passam as semanas e logo já invento outra prova e começo um novo ciclo.

– Deixe uma mensagem para mulheres corredoras de inspiração.

Nunca desistam dos seus sonhos! 

Por Rosalia Camargo – atleta e squad WTR

#