#

Por Fernando Pessoa – atleta, integrante do Canal Papo de Corrida e Squad WTR

A prática da corrida de montanha requer planejamento, afinal, estaremos expostos a condições que muitas vezes não temos controle, além de ser comum ficarmos sozinhos ou em pequeno grupo pelo menos em parte do percurso.

Neste sentido, algumas questões precisam ser respondidas, o que vai variar de acordo com cada caso. São elas:

– É um treino ou uma prova? Você será autossuficiente ou terá pontos de apoio ao longo do percurso?

– Qual a distância e o tempo estimado de duração da corrida? Lembrando que na montanha estes valores diferem muito de acordo com ganho de elevação e nível técnico do terreno.

– Qual a época do ano? Período chuvoso ou seco? Temperaturas altas ou baixas?

Questões respondidas? Então é calçar o tênis, colocar uma mochila ou cinto de hidratação, definir o percurso e vamos para as dicas.

1 – HIDRATAÇÃO

Pensar em um sistema de hidratação que contenha um reservatório para água e, se possível, outro para algum tipo de suplementação, a exemplo de isotônicos.

2 – ALIMENTAÇÃO

Item que varia muito para cada pessoa. Porém, é importante levar o suficiente e pensar na distribuição na mochila. Uma dica é deixar itens mais simples com fácil acesso, para que você consuma com facilidade ao longo da corrida. 

3 – CELULAR/COMUNICAÇÃO

Levar o celular com a bateria carregada, avisar para alguém o percurso que você pretende fazer e compartilhar sua localização através de aplicativos como WhatsApp, Strava ou Wikiloc. Todos os citados dependem de sinal de celular, por isso, se for uma área sem cobertura de sinal a sugestão é o Dispositivo de Comunicação Satelital. Estude sobre! Mantenha-se comunicável!

4 – KIT DE PRIMEIROS SOCORROS

Monte um kit de primeiros socorros adequado para sua atividade e, principalmente, com itens que você saiba usar. É válido pensar em 2 questões principais: itens para uma higiene e curativos para feridas e remédios de uso pessoal. Existem diversos cursos de primeiros socorros, inclusive alguns adaptados para atividades de montanha. Além de aprender como montar e usar seu kit, este conhecimento é de suma importância pois nos leva a conhecer melhor os riscos a que estamos expostos e como evitá-los.

5 – ANORAK/MANTA TÉRMICA

Começou a ventar muito, chover ou diminuir a temperatura, hora de vestir o anorak e manter a temperatura corporal e o conforto na corrida. Para casos de emergência, uma manta térmica pode te livrar de uma hipotermia ou problemas mais complicados de serem resolvidos.

Tais dicas refletem minha experiência adquirida ao longo dos anos e são sugestões. Invista nas suas experiências, elas que podem te transformar em um corredor de montanha melhor e mais adaptado ao ambiente em que você praticar tal atividade. Possuem outras dicas? Vamos trocar ideias e bora para a montanha!

Por Fernando Pessoa – atleta, integrante do Canal Papo de Corrida e Squad WTR

#