#

É comprovado que a atividade física contribui como prevenção e tratamento quando se trata de saúde mental. Durante a prática esportiva são liberadas no nosso organismo diversas substâncias – neurotransmissores e hormônios – responsáveis pela sensação de prazer, euforia e relaxamento. A atividade física regular atua como um ansiolítico e antidepressivo, muitas vezes substituindo os remédios em casos de pessoas em tratamento médico. Isto porque o relaxamento e o bem-estar obtidos com ela reduzem os níveis de ansiedade e melhoram o humor, algo essencial no tratamento de Transtornos como a Depressão e os de Ansiedade.

A atividade física ajuda ainda a regular o sono, diminui a velocidade do processo de degeneração dos neurônios, melhora a circulação sanguínea e a oxigenação cerebral, nos dando mais ânimo, disposição física e foco.

O esporte promove ainda conexões, facilitando a criação de laços e de relacionamentos interpessoais, o que favorece a autoestima e a autoconfiança. A sensação de pertencimento e identificação com algum grupo, desenvolve segurança emocional e diminui os riscos da solidão “patológica”.

#