Por: Lara Vieira – Representante das mulheres no canal Papo de Corrida
Nós mulheres atletas sabemos o quanto é desafiador estar no mundo das corridas e equilibrar a rotina de treinos e provas com as atividades da vida. O ambiente corporativo, os compromissos de trabalho e tarefas de casa nos fazem buscar cada vez mais atividades ao ar livre, que permitem o contato com a natureza e trazem paz. O Trail Run, além de ser uma atividade que nos aproxima da natureza, nos desafia a cada segundo e é exatamente por ser tão desafiadora que chama cada vez mais a atenção de nós mulheres.
Ser mulher no Trail Run é demonstrar toda força e habilidade que carregamos todos os dias na vida. É subir cada montanha com a garra de uma mãe que passa noites acordadas cuidando do filho, é passar por cada riacho, pedra, buraco com a destreza e atenção de uma jovem ao apresentar um projeto importante no trabalho.
O Trail Run é democrático e livre! Permite que mulheres de todas as faixas etárias possam estar ali, curtindo cada trecho, seja correndo ou caminhando. Já vi mulheres experientes ajudando jovens e já vi jovens levantando senhoras, assim como acontece muitas vezes na vida fora da corrida. Já vi mulheres se superando e alcançando pódio depois de meses sem correr, já vi ex-fumantes que antes não conseguiam respirar direito e estavam saltitantes de conseguir chegar ao topo de uma montanha… E já vi mulheres galgando cada obstáculo da trilha com o filho nas costas.
O Trail Run desperta em nós a essência da mulher. Aquela sem amarras, que se suja na lama, que machuca com pedaços de galhos, que corta o joelho com o escorregão na pedra. E em tempos de julgamentos e críticas, poder estar livre é bom demais! Que possamos ter cada vez mais espaço nas montanhas e demonstrar a força que temos.
Por mais mulheres na montanha!