#

O universo do Mountain Bike, que chamamos abreviadamente carinhosamente de MTB, vai muito além de uma mera atividade física. É um mundo rico em cultura e estilo de vida onde o contato com a natureza, o espírito de aventura e a frequente sensação de superação são constantes.

A Califórnia dos anos 70 é considerada o berço do MTB. Ciclistas da época adaptaram suas bikes de estrada para rodar nas estradas off-road e trilhas. Desde então essa “subcultura” do ciclismo evoluiu e cresceu de maneira global tornando-se inclusive uma modalidade olímpica com uma comunidade enorme que parece falar sempre a mesma língua por onde quer que você pedale.

Além da paixão de todos pelo visual, contato com a natureza, desafios, uma característica muito forte dos ciclistas de montanha é o senso de pertencimento. Pessoas de todas as origens, idades, formam grupos locais, clubes e até mesmo equipes, sempre com intuito de organizar o “rolê”. O mais interessante que vemos nesses grupos locais é a rede de apoio criada. É como se houvesse uma regra “ninguém fica para trás”. Isso é notado desde um eventual auxílio com equipamentos, manutenção, até a troca de experiências durante a pedalada. Um exemplo de cena corriqueira nesses grupos é uma pausa para que todos tentem ultrapassar um obstáculo. Ou que o grupo espere no alto da montanha quem está para trás onde os mais experientes sempre tem algo a dizer aos iniciantes, mesmo que seja de uma forma irônica e descontraída.

Nesse meio, atividades matutinas (bem matutinas mesmo!) são comuns. Antes do mundo acordar já temos mountain bikers nas estradas. O nascer do sol, por mais que pareça igual dia após dia, é foto frequente nas redes sociais e memórias desses ciclistas. A participação em eventos e provas faz parte do calendário anual da turma, sejam competitivos ou não.

Os ciclistas de MTB celebram qualquer feito. Da maior glória ao subir em um pódio até ao simples fato de conseguir finalizar uma montanha sem ter que empurrar a bike. A celebração abrange as conquistas individuais e coletivas. É fato que após a pedalada, risadas e histórias do dia chamam a atenção até de quem não está nessa comunidade e mesmo que não aconteça um encontro presencial, os grupos nas redes sociais ficam agitados com risadas, histórias e muita mídia.

Esse estilo de vida muito rapidamente torna-se uma paixão. Se você estiver procurando algo que se conecte com a natureza, desafie seus limites e te apresente uma comunidade apaixonada, o MTB é o caminho a seguir.?

Gusmar Júnior, atleta e amante do MTB, Squad WTR

#