#

Correr em trilhas significa basicamente correr em percursos fora do asfalto, em caminhos estreitos que passam por diferentes terrenos. Esses terrenos podem ser terra batida em um fragmento de floresta, afloramentos rochosos, caminhos em areia de praia e, em determinados pontos, estradões de terra com pouca manutenção. Ali, temos a busca por diferentes perspectivas da paisagem não só no ponto mais alto, ou em um mirante, por exemplo, mas um visual que nos motiva em todo o percurso. 

Correr nas trilhas significa estar em contato direto com a natureza, sim, a natureza! A mesma que fazemos parte e insistimos em nos afastar tanto. Essa aproximação muitas vezes nos traz sensações tão prazerosas que faz com que este esporte mude, muitas vezes, nosso próprio olhar sobre a importância de estarmos em consonância com o ambiente. Além da busca por equilíbrio que pode nos transformar em pessoas mais conscientes da necessidade de conservar determinados locais. Afinal, correr em trilhas passa por uma escolha criteriosa do percurso por onde se quer passar, não é mesmo?

Correr significa querer muito participar de uma prova em determinada distância para chegar em um local específico, como a conquista de um cume no padrão #tocapracima. E aí o desafio foi criado, afinal a mesma paisagem que nos motiva, nos impõe dificuldades que levam a uma preparação, e nós faz focar em treinos, alimentação, estudar o percurso e preparar os equipamentos (https://www.youtube.com/watch?v=KnBQueSaZvY), quando este for o caso. Certamente passamos a ter um melhor autoconhecimento e maior envolvimento com a prova em vários aspectos, e não apenas alinhar na largada e sair correndo.

Por fim, nas trilhas não existe um ritmo que deve ser mantido o tempo todo, porque é uma corrida para frente, para cima e para baixo. É se expor às condições ambientais, se envolver, se concentrar na descida, se distrair com os visuais e se cansar nas subidas. É se sentir livre, exposto a imprevistos, apesar de todo planejamento realizado, e que deve mesmo ser levado em consideração. É um aventurar-se de fato motivador, seja em trilhas nas praias Selvagens (Rio de Janeiro) e de Arraial do Cabo, nas florestas da etapa Le Canton (Teresópolis) ou nas montanhas de Campos do Jordão (SP), Miguel Pereira (RJ) e na clássica etapa da Serra do Mar no Vale das Videiras (Petrópolis), independente da sua distância escolhida. 

Vamos que vamos, a montanha chama!

#TheMountainCalls

#