Por: Luise Valentim – Especialista em Sustentabilidade e SQUAD WTR
No dia 02 de Agosto de 2023 foi o Dia da Sobrecarga da Terra, data em que a demanda da humanidade por recursos naturais supera a capacidade do planeta de produzir ou renovar esses recursos ao longo do ano.
Isso quer dizer que nós passamos a usar além dos limites que a Terra tem para nos oferecer. É como se o atleta tivesse ultrapassado o limite de doação do seu corpo em uma prova ou exercício, ou é quando temos que tomar a decisão de “parar no meio do percurso por conta de algum grande excesso que gerou um problema”.
E para atender os padrões de consumo da humanidade seriam necessários 1.7 planetas Terra, reforçando então a grande importância de que melhorar hábitos ter a ver com o nosso futuro!
Futuro esse que visa o comprometimento de nós atletas do Trail Run perante nossos hábitos socioambientais e atos responsáveis durante a prática do esporte onde estamos imersos na mãe natureza e que são cruciais para garantir um futuro mais justo, saudável e em harmonia com o meio ambiente.
Ter hábitos mais sustentáveis ou performance no esporte não se trata de um único caminho, e sim de ter uma sequência de atos ou comportamentos escolhidos em prol de um impacto positivo.
Pequenos atos repetidos com frequência como descartar corretamente o gel de carboidrato (suplemento alimentar), reutilizar garrafas plásticas e ou utilizar mochilas de hidratação para evitar copos de água, usar o copo sanfonado retratil de bolso (que vem no kit) nos pontos de hidratação, já se incorporaram como hábitos automáticos em uma rotina diária.
Bora começar a agir? Vamos juntos diminuindo o impacto negativo no ecossistema das seguintes formas:
– Procure na arena da prova o descarte correto utilizando as lixeiras de coleta seletiva;
– Busque não descartar resíduos no chão do percurso, carregue-os até um local adequado para ser descartados corretamente;
– Colete, quando possível, durante a prática do esporte ao ar livre algum resíduo que esteja no chão;
– Cuide da sua saúde, beleza e bem estar utilizando produtos com certificados veganos e não testados em animais;
– Evite o uso de descartáveis (copos, talheres, canudos e outros);
– Não utilize sacolas de uso único e tenha sua própria ecobag;
– Consuma, sempre que possível, produtos orgânicos e ou agroecológicos de famílias rurais próximas a sua moradia;
– Junte tampas plásticas e ou lacres de alumínios pois esses podem ser doados para organizações locais que reciclam e com esse valor zelam e protegem animais em situação de abandono ou rua;
– Doe tênis em bom estado para projetos sociais que possuem a atividade física como ferramenta de formação de cidadãos;
– Incentive marcas que tem produção 100% nacional;
– Valorize marcas que possuem suas diretrizes e pilares com foco em sustentabilidade.
Uma das poucas coisas que você pode controlar são as suas ações e por isso você tem o poder de escolher agir em prol de um futuro melhor. A WTR escolheu viver essa jornada de desenvolvimento sustentável e poder propagar esse assunto junto da maior liga de esportes de montanha do Brasil é potencializar os valores da sustentabilidade e da vida humana!
Vamos juntos!