#

Em seus dez anos de história, a World Trail Races já recebeu milhares de atletas. Enquanto novos entusiastas chegam em todas as etapas, há aqueles que participam desde o começo, como Rosalia de Camargo Guarischi, campeã da categoria Ultra na temporada 2023. Fã das longas distâncias, a atleta prata da casa reforça seu apreço pela comunidade da WTR. “Eu adoro chegar tranquila nas provas, sabendo que a organização será perfeita. Nestes 10 anos, nunca me perdi numa prova da WTR ou perdi um ponto de abastecimento. Mas o que mais me agrada é encontrar os amigos que fiz nas etapas. Para mim, as largadas são como festas, tem tanta gente conhecida que é sempre muito bacana participar das corridas”, disse Rosália. “A WTR me levou a lugares únicos! Já fui muito a Campos de Jordão, mas com a liga tive a experiência de chegar a locais incríveis pelos quais nunca tinha passado”, completa.

Foto: Reprodução – Rosalia desde 2014 no topo do pódio

Com tantos anos de história na liga, Rosalia já viveu a WTR em muitos diferentes cenários. Ela afirma guardar preferência por duas em específico: “estou em dúvida entre Arraial e Videiras (Serra do Mar). Minha vida de atleta tem a WTR de Arraial muito marcada, porque sempre fiz essa etapa e curto muito a prova… mas a etapa de Videiras pra mim é a mais desafiadora Sempre final de ano quando já estou no limite do cansaço essa prova tira tudo de mim. E o visual de Videiras é incrível”.

E não é apenas a corrida e a longa distância que atraem a atleta. O papel sustentável da WTR é uma das grandes forças, na visão de Rosalia, para mudar o mercado do esporte. “Vim da época em que a gente ainda tinha copos de plástico nos postos de abastecimento nas provas. A WTR foi pioneira aqui no Brasil com essa mudança de não ter mais copos de plástico. Hoje, nós atletas nos acostumamos a levar nossos copos e garrafas e isso com certeza traz um impacto menor ao meio ambiente pós eventos”.

Rosalia é uma personagem histórica que está na WTR desde 2014, com a etapa de Arraial do Cabo. São dez anos juntos, escrevendo novos capítulos e conquistas. Somos feitos destes personagens e suas relações com a montanha.

Foto: Foco Radical – Rosalia em 2024 na WTR Praias Selvagens

THE MOUNTAIN CALLS

#