#

Etapa pioneira do calendário da WTR desbravará praias e morros de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos (RJ), e será a única da temporada com prova em dupla. São esperados aproximadamente 1.200 atletas para a competição

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos (RJ), conhecida como “Caribe brasileiro”, será palco da 2ª etapa da World Trail Races, neste sábado, 28, onde aproximadamente 1.200 atletas profissionais e amadores irão desbravar praias e morros da região. A tradicional etapa do calendário de corridas de montanha no país, contará com provas de Trail Run com percursos de 6 km, 21 km (solo ou dupla) e 30 km. Será a única da temporada com uma prova em dupla. Há também a Kids Race, corrida destinada às crianças para aprenderem desde cedo os benefícios da prática esportiva.

Mais uma vez, a organização do evento preparou uma prova com percurso desafiador de trilhas incríveis, com subidas e descidas, e um visual de tirar o fôlego para os apaixonados pelo esporte. O percurso mais longo da 2ª etapa terá 30 km com desnível positivo de 629m e cruzará: Praia Grande, Praia do Pontal, Prainha, Praia do Forno, Praia dos Anjos e Praia Brava. Já o percurso de 21 km terá desnível positivo de 525m e passará pelas mesmas praias com exceção da Praia do Pontal. Lembrando que esse percurso poderá ser disputado nas categorias solo ou dupla, no qual cada atleta percorrerá 10,5 km. E na prova de 6 km, com desnível positivo de 161m, o percurso ficará restrito à Praia Grande.

Paralelamente, acontecerá o “Desafio WTR: Zerando a Montanha”, da Strava, válido apenas aos inscritos na prova de 21km na categoria dupla (mista, feminina ou masculina). Os mais rápidos do primeiro e segundo trechos que estiverem utilizando o app Strava – dois homens e duas mulheres – receberão uma premiação especial.

A arena do evento será montada na Praia Grande e terá atividades para toda a família. Será uma oportunidade também para aproveitar a cidade no fim de semana, fazer passeios de barco e desfrutar dos ótimos restaurantes da cidade.

“O WTR Arraial do Cabo é o evento pioneiro das etapas da WTR, que acontece em uma cidade paradisíaca. Tanto que, desde o início, a intenção foi realizar um percurso que passasse por toda a cidade, sobretudo por lugares onde turistas e moradores locais não costumam ir. Na corrida de 21km, por exemplo, conseguimos dar volta na cidade inteira por cima dos morros e oferece uma visão diferenciada. Trata-se de uma prova com perfil técnico interessante pelas mudanças de terrenos que passa por areia dura, areia fofa, paralelepípedo, rua de terra e pelas trilhas que ligam as praias. Será um evento sensacional”, ressalta Rodrigo Issac, sócio-diretor da Speed Eventos Esportivos.

Mais do que reunir os amantes dos esportes de montanha, as etapas da WTR visam disseminar a cultura do esporte de montanha, o estilo de vida saudável que a modalidade proporciona, bem como o ecoturismo. Tanto que as ações de sustentabilidade estão presentes em todas as etapas da temporada 2022, assim como a Arena WTR, onde o público poderá desfrutar de muita música, food park, ativações de patrocinadores, entre outras atrações que variam conforme a prova.

Na etapa de Arraial do Cabo haverá ações e atividades como: Espaço OMRON, com diversas ações, entre elas, avaliação com balança de bioimpendância; Test Drive da On Running; Bar Patagônia; Recovery Gratuito com massagem, bota de compressão e piscina de crioterapia para atletas e público; Show da banda Ramona (das 9 às 11 horas e às 13 horas); WTR Store com venda de produtos oficiais da Liga e de patrocinadores; além de cama elástica para a criançada.

“A OMRON é uma empresa voltada para cuidados com a saúde, neste sentido, teremos um espaço exclusivo para recuperação dos atletas com medição de pressão, avaliação corporal, massagem de eletroterapia, que é indicada para quem acabou de sair de uma corrida, entre outras ações”, explica Lucas Silva do time de vendas da OMRON.

Sustentabilidade e legado socioesportivo

A WTR transcende o calendário de esportes outdoor, uma vez que impacta também o turismo e a economia local. Um dos principais pilares da Liga é prezar pela sustentabilidade, respeitar e cuidar da natureza, afinal é uma das razões da prática dos esportes de montanha. Por esse motivo, em cada região das etapas a intenção é fomentar a economia circular e deixar um legado socioesportivo. A 2ª etapa será na Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo e está entre as três unidades de Conservação Ambiental mais visitadas do Brasil.

Entre as ações para preservar o meio ambiente estão a limpeza das trilhas no pré, durante e pós-prova, não serão utilizados copos plásticos descartáveis, haverá reciclagem dos resíduos gerados no evento, além de ações pontuais em parceria com o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Secretaria do Meio Ambiente e instituições locais. Paralelamente serão arrecadados equipamentos esportivos durante a entrega dos kits, que serão destinados à comunidade local e, ainda, doação de alimentos não-perecíveis, medalhas e troféus para projetos sociais de Arraial do Cabo.

Confira a matéria na íntegra: Clique Aqui

#